ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto prevê cota de vagas para quem mora no Estado na Uems

Proposta estipula até 20% de vagas para cidadãos sul-mato-grossenses, que comprovem 10 anos de residência

Leonardo Rocha | 03/12/2019 08:20
Sede da Uems em Dourados (Foto: Arquivo/Reprodução)
Sede da Uems em Dourados (Foto: Arquivo/Reprodução)

O projeto apresentado na Assembleia prevê cota de 20% de vagas na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para estudantes que moram no Estado, por no mínimo 10 anos ininterruptos, em qualquer cidade de Mato Grosso do Sul. A matéria segue para as comissões e depois será votada em plenário.

“Atualmente, muitos acadêmicos migram para o nosso Estado com o único objetivo de conquistar seus diplomas e depois retornam para os locais de origem ou se mudam para outras regiões do país. Desse modo, ocorre evidente prejuízo ao Estado”, alega o autor do projeto, o deputado Paulo Corrêa (PSDB).

O deputado alega que a intenção é aumentar a presença de estudantes que moram no Estado na Uems, como uma forma de prestigiar os alunos locais. Caberá a Secretaria Estadual de Educação fazer o devido acompanhamento e avaliação deste programa.

Ele citou que a Uems conta com 15 unidades no Estado, além de 10 polos de educação à distância, com mais de 160 cursos entre graduação, mestrado, doutorado e especialização, com mais de 8,5 mil alunos. A proposta segue para CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e caso seja aprovado pelos parlamentares, ainda precisa passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias